...............................................
...............................................
...............................................
RODA DA MEDICINA

RODA DA MEDICINA

Em todas as tradições indígenas Norte Americanas e também em algumas outras do mundo, fala-se da RODA DA MEDICINA.

Esta Roda é da maior importância, pois é nela que circulamos durante toda a nossa vida humana nos aperfeiçoando na busca de seu ponto central que é o momento em que nos encontramos com o Grande Espírito nos despedindo desta existência.

Quanto mais sintonizados com esta Roda da Medicina estivermos, mais conscientes de nosso processo na vida, maiores as chances de concluirmos esta vida cumprindo tudo o que nossa Alma um dia escolheu para esta existência.

OESTE
Coragem

Segundo a tradição dos Sioux Lakota, nós entramos nesta roda pelo OESTE que nos trás a qualidade da CORAGEM como presente. Qualidade imprescindível para entrarmos nesta vida, porque sem coragem fica impossível iniciar este processo.

NORTE
Sabedoria

Uma vez munidos de coragem estamos prontos para seguir para a próxima direção, o NORTE que nos dá a qualidade da SABEDORIA. O conhecimento nós adquirimos nas escolas, nos livros, no nosso dia a dia, mas a sabedoria é algo ligado a nossa memória celular, a nossa memória divina e que só através um trabalho pessoal é que podemos acessar esta sabedoria em profundidade.

LESTE
Iluminação

Com coragem e sabedoria podemos seguir a nossa trajetória seguindo caminho para o LESTE que nos trás a ILUMINAÇÃO. A iluminação é aquele ponto em que eu me descubro semelhante a Deus, posso sentir no físico a Centelha Divina em mim. É o ponto em que eu posso melhor ouvir minhas intuições e segui-las diminuindo as chances de erros na vida.

SUL
Inocência

E agora algo muito curioso e de grande sabedoria nesta tradição é que com coragem, sabedoria e iluminação seguimos para o SUL que nos presenteia com a INOCÊNCIA. Esta inocência é que nos permite ser livre para arriscar o novo, é no destemor desta inocência que abdico das minhas idéias preconcebidas e abro espaço para novas crenças, para uma nova vida dando um salto quântico. Fazendo o salto no abismo da ilusão * e aí posso descobrir que não caio neste abismo, uma vez que ele é só uma ilusão, então descubro que flutuo e posso voar mais alto.

Assim sigo minha trajetória girando nesta Roda, fazendo um espiral que cada vez me coloca mais próximo ao CENTRO que é o ponto onde não mais sou SEMELHANTE ao Grande Espírito, mas que sou UM com ELE.

É seguindo esta importante filosofia que conduzo um trabalho para que as pessoas possam, através de Jornadas Xamânicas, fazer contato com estas direções e ver o que neste momento da vida estas mesmas direções têm como mensagem ou orientação, para que possamos viver uma vida mais plena.

Neste Workshop é conduzida uma Jornada Xamânica nas pedras das direções buscando qual a mensagem que esta direção tem para este momento de vida, e de posse desta guiança, desenhamos uma mandala para cada uma das direções.

No segundo e ultimo dia do trabalho é feito uma Jornada na Pedra Central desta Roda e desenhamos o que chamo a mandala pessoal, colocando aí os nossos planejamentos e intenções para um ano de vida.

Numa partilha grupal uso a técnica de interpretação de mandalas para mostrar aspectos que são necessários serem trabalhados para uma melhor qualidade de vida.

A finalidade deste trabalho além de nos propiciar orientações das direções serve para arrumarmos nossa vida tornando-a mais leve de ser percorrida.

* - Referência à palestra do Pathwork, “O Abismo da Ilusão”, em que o Guia diz que em determinados momentos na vida nos colocamos à beira de um abismo e temos neste momento a oportunidade de nos rendermos a vontade do Pai. E que só saltando neste abismo descobrimos que flutuamos, alcançando assim um momento de iluminação, de êxtase espiritual.
 
 
 
.................................................................................................................................................
© Copyright 2007 - CELSO FORTES DE ALMEIDA- XAMANISMO
Todos os direitos reservados